Serviço de Manutenção em Suspensão Veicular

Imagem de Ilustração para Manutenção de Suspensão Automotiva

Suspensão Automotiva em São José do Rio Preto - Doca Som.

Alinhamento

O alinhamento serve para reajustar os ângulos das rodas para que todas fiquem paralelas entre si e no mesmo ângulo que o volante.
É importante porque previne o desgaste irregular dos pneus, aumentando sua durabilidade.
Aumenta também o atrito do pneu no solo, o que contribui com a economia de combustível, melhora também o deslocamento do veículo, que contribui para uma melhor dirigibilidade.
O Alinhamento 3D recebe esse nome, porque o carro é colocado numa plataforma dotada de sensores que analisa três parâmetros: x, y e z.
Um sensor lê a posição de um refletor instalado em cada roda e mostra na tela do computador o desenho tridimensional de partes do veículo e a variação das medidas em relação ao padrão de fábrica.
Os valores obtidos nas leituras são levados ao programa para sabermos exatamente qual a diferença entre eles e as medidas originais do carro.
Após consultar as medidas, pode usar os parâmetros para realizar um ajuste muito mais fino e preciso que no alinhamento manual.
Com os ajustes feitos, o equipamento faz a medição que será comparada com os dados originais para saber se o carro está efetivamente alinhado.
A partir daí, o carro estará exatamente como de fábrica, aumentando a durabilidade dos pneus, melhorando a estabilidade, fazendo as peças da suspensão durarem mais.
Portanto, o Alinhamento 3D é mais preciso e exato que o Alinhamento convencional que estamos acostumados a fazer.

 

Balanceamento

O balanceamento de rodas faz parte do pacote básico de cuidados que você precisa ter com seu veículo. Assim como o alinhamento, o balanceamento está relacionado à suspensão do carro, evitando trepidações na direção e garantindo que o desgaste dos pneus seja uniforme. O balanceamento das rodas permite que estas girem sem causar vibrações desnecessárias e pode ser local ou através do balanceador de coluna, retirando as rodas. Ambos os métodos servem para medir e igualar o peso do conjunto roda e pneu ao longo de todo o perímetro da circunferência. O sistema de balanceamento no local, porém, exige que a roda seja instalada sempre nos mesmos furos do cubo cada vez que for removida, ao contrário do processo feito na máquina.

 

- Balanceamento local

            É o sistema de balanceamento onde a roda não sai do local, porém exige que a roda seja instalada sempre nos mesmos furos do cubo cada vez que for removida, ao contrário do processo feito na máquina.

 

- Caster

            CASTER é o nome que se dá ao ângulo formado entre o pino mestre da roda do veículo em relação à linha vertical do centro da roda, observando o veículo de lado. O caster controla a estabilidade do veiculo em alta velocidade, determinando tato de direção, ajudando na estabilidade do mesmo, na aderência dos pneus com o solo e na velocidade final do veículo.

 

- Troca de pneu

O pneu deve ser trocado quando você verificar desgaste aparente, quando está com bolhas, se o pneu desinflou devido a um estouro, se sofreu dilacerações, outros danos significativos ou quando o sulco está no mesmo nível que o resto do pneu. Uma das funções dos sulcos é, em dias de chuva, expelir a água por debaixo dos pneus, garantindo mais estabilidade na hora da freada e evitando a famosa aquaplanagem.


- Conserto de pneu

Se você estiver dirigindo com um pneu que continuamente esta desinflado ou furado, é muito importante para a sua segurança que ele seja inspecionado imediatamente. Um serviço profissional deve inspecionar o interior e o exterior para determinar se é possível o reparo do pneu ou se ele precisa ser substituído. Os serviços de reparo de pneu furado podem ajudar a: reparar corretamente furos na banda de rodagem, evitar mais danos ao pneu e manter a pressão de ar do pneu em níveis recomendados pelo fabricante do veículo.

 

- Rodizio de pneus

            Consiste na transação das rodas. Procedimento simples, mas de extrema importância para a durabilidade dos pneus.

 

 

- Troca do Amortecedor

Os amortecedores são umas das peças mais importantes do carro quando o assunto é a dinâmica de rodagem. Responsáveis pela absorção dos impactos e por fazerem a interseção com as suspensões, eles são itens fundamentais também no conforto a bordo e, principalmente, na segurança se o carro estiver em velocidades elevadas.


- Troca da bandeja

A bandeja de suspensão ou balança é a peça que une a roda com o chassi do carro, permitindo apenas o movimento vertical. É ela que ajuda a evitar os solavancos do veículo. Na bandeja estão presentes as buchas de borracha que minimizam o atrito das peças. Quando a bandeja começa a apresentar danos, as buchas começam a se deteriorar, apresentando folgas e ruídos, perdendo assim, sua eficiência. Além dos ruídos frequentes, o alinhamento do veículo também pode ser impactado. A inspeção preventiva do sistema é recomendada a cada 40 mil quilômetros rodados, mas no caso de problemas na bandeja de suspensão, a troca imediata da peça é a opção mais indicada.


- Troca do pivô

A função do pivô de suspensão é fazer a ligação das partes fixas do carro (carroceria e chassi) com as partes móveis do veículo através das bandejas ou braço oscilante, conectando-se com a manga de eixo, cubo de roda e conjunto telescópico. O pivô também é responsável por receber grandes cargas e esforços durante aceleração e frenagens e, em alguns casos, também suportam o peso do veículo. Recomenda-se a substituição sempre que a coifa de proteção estiver rasgada, pois o pivô vai perder a lubrificação e se contaminar com agentes externos, como água e poeira. Também é recomendada a substituição quando estiver com qualquer tipo de folga, pois isso pode comprometer a dirigibilidade e estabilidade do veículo, além dos barulhos da suspensão e o desgaste irregular dos pneus.

 

- Troca de bucha

Na bandeja de suspensão, existem buchas de borracha que impedem o atrito dos ferros e consequentemente o seu desgaste. Essas buchas são os primeiros itens a apresentar danos, quando a bandeja de suspensão passa a apresentar problemas de desempenho, e isso pode ser percebido através de folgas e ruídos na região.


- Troca do braço axial

O terminal axial é um componente que liga a caixa de direção aos terminais da roda, permitindo, assim, o seu movimento de um lado para o outro. Muitas vezes também chamado de braço de direção, é uma haste com articulações que permite o deslocamento em diversos ângulos. É um componente diretamente ligado a sua segurança ao dirigir

 

- Troca da Coifa

Se na hora de lavar o carro você perceber graxa grudada às rodas dianteiras ou nos paralamas, é sinal de que a coifa da junta homocinética rasgou. É uma sanfona de borracha rápida de ser trocada e barata, mas caso não esteja inteira pode comprometer toda a junta e causar um prejuízo bem maior ao bolso do motorista.

 

- Troca do Rolamento de Roda

Problemas no rolamento são de grande risco. Rolamentos são esferas de aço que ficam presas entre dois anéis de metal, um maior e o outro menor. Essa peça ajuda a roda a girar com mais facilidade, reduzindo o atrito e dando estabilidade na direção. Ela fica dentro do cubo da roda, peça que se liga ao eixo de direção. É também no conjunto do cubo que as rodas são parafusadas. Caso eles falhem na estrada , o motorista pode perder a direção. Se seu carro é mais antigo, então o cuidado precisa ser redobrado, já que o rolamento pode não ser selado.

 

- Troca das Molas

Com o veículo em movimento todas as imperfeições da pista são absorvidas pelas molas. Uma lombada causa o fechamento da mola enquanto um buraco provoca sua abertura, no fechamento a mola irá absorver energia, que, ao ser liberada, será controlada pelo amortecedor, suavizando assim os movimentos de retorno da mola para a posição original. Portanto, a mola é quem absorve grande parte dos movimentos recebidos pela suspensão. Dessa forma, se as molas não estiverem boas, as condições de conforto, estabilidade e segurança ficam seriamente comprometidas.

 

- Troca das Bieletas

A bieleta é uma peça de grande importância para o correto funcionamento da suspensão. Ela permite que a barra estabilizadora seja conectada a torre da suspensão. dando estabilidade ao veículo em curvas. Além disso, também ajuda a absorver as vibrações do solo para que os motoristas tenham mais conforto. Os principais sintomas de problemas nesse conjunto são barulhos na suspensão e instabilidade na direção. Sendo que os defeitos mais comuns são coifa rasgada, folga nas fixações e haste torta ou empenada.

 

- Troca da junta homocinética

A junta homocinética é responsável pela transferência do torque da caixa de câmbio para as rodas, ou seja, são as responsáveis pelo movimento do carro. O desgaste precoce pode ocorrer devido a arrancadas bruscas constantes, desalinhamento da suspensão, excesso de peso e sujeira caso haja problemas de vedação da coifa. Portanto para a longevidade da peça, aconselhamos que seja feita sempre a verificação das coifas, alinhamento e fique atento ao limite de peso e arrancadas bruscas com o veículo.

- Troca do Coxim

Função do Coxim do Amortecedor é dar apoio ao conjunto da suspensão do monobloco do veículo, promovendo a absorção de ruídos, choques e vibrações. Além disso, o coxim do amortecedor é composto de um rolamento que tem a função de garantir o movimento giratório das rodas dianteiras, transmitido pela direção do veículo. O ideal é que, a cada 10.000 km, seja feita uma revisão para checar o estado e a necessidade de troca dos coxins.

Com nosso sistema de Leva e Traz para seu veículo, você pode ficar tranquilo! Entre em contato conosco e peça um orçamento.

(17) 99627-6322

Flexibilidade na hora do pagamento, com parcelamento em até 10x!

Produtos de
qualidade
e com garantia.

Acessar todos os produtos

POSSUI UMA FROTA DE CARROS?

CONHEÇA NOSSAS CONDIÇÕES ESPECIAIS

(17) 99627-6322

Serviços Automotivos

A Doca Som em São José do Rio Preto, além de oferecer acessórios, também possui uma equipe profissional para realizar diversos serviços da área automotiva.

Escolha abaixo o tipo de serviço que você precisa, e saiba mais:

Veja o que andam dizendo da Doca Som no Google!