Alinhamento 3d e balanceamento
11 de Março de 2021 | Postagem realizada por : Doca Som

Alinhamento 3d e balanceamento

ALINHAMENTO 3D E BALANCEAMENTO 


Alinhamento 3d e balanceamento em Sao Jose do Rio Preto com preço justo e qualidade é na Doca Som.

Manter o carro alinhado e balanceado é essencial para o motorista ter estabilidade enquanto dirige. Vamos falar sobre o alinhamento e balanceamento 3d.

Agora, você sabe o que é Alinhamento 3D? Qual a diferença dele para o Alinhamento normal?

Antes de esclarecer toda essas questões, vamos relembrar para que serve o Alinhamento?

O alinhamento serve para reajustar os ângulos das rodas para que todas fiquem paralelas entre si e no mesmo ângulo que o volante.

O alinhamento é projetado para minimizar o desgaste e maximizar o conforto do motorista e passageiros. Aumenta também o atrito do pneu no solo, o que contribui com a economia de combustível, melhora também o deslocamento do veículo, que contribui para uma melhor dirigibilidade. O correto alinhamento das quatro rodas reduz o desgaste dos pneus, contribui para aumentar a vida útil e o desempenho dos pneus.

Qual a diferença entre o alinhamento comum e o alinhamento 3D?


Com o uso de computadores, processo 3D é mais prático e preciso 

Existem três tipos de alinhamento: o manual (ou óptico), o eletrônico computadorizado (ou a laser) e o 3D.

O manual é o mais antiquado, feito por canhões de luz que são presos às roda. Eles projetam um feixe luminoso num painel à frente do veículo, mostrando o quanto as rodas estão desalinhadas. No segundo processo, os canhões de luz são trocados por projetores a laser, dando mais rapidez e precisão ao serviço. 

O sistema 3D é bem diferente: um sensor lê a posição de um refletor instalado em cada roda e mostra na tela do computador o desenho tridimensional de partes do veículo e a variação das medidas em relação ao padrão de fábrica. 


Vamos descobrir nessa matéria, qual é a função do Alinhamento 3D e o que ele tem de diferente para o Alinhamento convencional.


O que é Alinhamento 3D

O Alinhamento 3D recebe esse nome, porque o carro é colocado numa plataforma dotada de sensores que analisa três parâmetros: x, y e z.

Um sensor lê a posição de um refletor instalado em cada roda e mostra na tela do computador o desenho tridimensional de partes do veículo e a variação das medidas em relação ao padrão de fábrica.

Os valores obtidos nas leituras são levados ao programa para sabermos exatamente qual a diferença entre eles e as medidas originais do carro.

Após consultar as medidas, pode usar os parâmetros para realizar um ajuste muito mais fino e preciso que no alinhamento manual.

Com os ajustes feitos, o equipamento faz a medição que será comparada com os dados originais para saber se o carro está efetivamente alinhado.

A partir daí, o carro estará exatamente como de fábrica, aumentado a durabilidade dos pneus, melhorando a estabilidade, fazendo as peças da suspensão durarem mais.

Portanto, o Alinhamento 3D e mais preciso e exato que o Alinhamento convencional que estamos acostumados a fazer.

Essa tecnologia aumenta a precisão e ainda reduz o risco de perda de calibração dos equipamentos, já que os sensores estão fixos e os refletores nas rodas não precisam de calibração.

O técnico só precisa comparar o resultado obtido pelo programa, que traz instalado as medidas de vários modelos de carro e ainda mostra a correção a ser feita.

Sintomas de falta de alinhamento

O desgaste irregular dos pneus é um sinal muito forte. Quando um dos pneus está com uma aparência boa, menos desgastado, e o outro já está mais “careca”, é uma indicação de que um dos lados do carro está sendo sobrecarregado. Em outras palavras, o veículo está desalinhado.

Outro dos sinais é quando, mesmo em uma estrada plana, o veículo começa a se desviar de uma linha reta. O volante está centralizado e o motorista não está movendo-o para nenhum lado, mas as rodas se inclinam para a esquerda ou para a direita e seguem nessa direção.

Automóveis que puxam muito para um lado são fortes candidatos a estarem desalinhados.

Também pode acontecer de o próprio volante começar a se virar para algum dos lados, contra os comandos do motorista, respondendo ao mal alinhamento das rodas. Em uma curva, isso se torna ainda mais perigoso, porque o volante pode apresentar resistência a voltar para a sua posição ideal.


Balanceamento

Qual a diferença de alinhamento e balanceamento?

O alinhamento das rodas, ou paralelismo do eixo, como às vezes é chamado, consiste em ajustar os ângulos das rodas de modo a obedecerem às especificações do fabricante do veículo. Por outro lado, o balanceamento das rodas permite que estas girem sem causar vibrações desnecessárias

e é fundamental para equilibrar o conjunto de pneu e rodas do veículo. Ao fazer essa manutenção o motorista terá mais conforto na condução do carro e na acomodação dos passageiros, além de influenciar diretamente no desempenho dos pneus.



O que é balanceamento de pneus

O Balanceamento de rodas consiste em equilibrar (compensar) o excesso ou má distribuição de massas no conjunto pneu e roda. O contra peso (chumbo) é utilizado para compensar a área da roda que apresenta desigualdade de peso favorecendo o equilíbrio no conjunto.

Um veículo que apresenta uma vibração na carroçaria a uma velocidade acima dos 60 Km/h pode ter como causa o desbalanceamento das rodas traseiras, sendo que nas mesmas condições de dirigibilidade se a vibração for sentida no volante de direção, teremos um provável desbalanceamento nas rodas dianteiras. Com o tempo, esse chumbo poderá cair, ou descolar, fazendo com que a roda fique desbalanceada (explicando a trepidação), provocando um desgaste precoce do pneu.O balanceamento pode ser feito tanto com as rodas no carro (usando balanceador local), como com as rodas fora do carro (balanceador de coluna). 

Obs.: Com rodas amassadas, pneus remold ou deformados, o resultado dificilmente será o correto. Segundo os fabricantes de pneus, o balanceamento deve ser refeito a cada 10.000KM, por ocasião da troca dos pneus ou quando surgirem vibrações.


Rodizio de Pneus


Rodízio de pneus é o nome dado ao ato de inverter os pneus entre os eixos dianteiro e traseiro. Serve para que os mesmos, tenham um desgaste uniforme, aproveitando o máximo deles. O recomendado é fazer Alinhamento, Balanceamento e Rodízio a cada 10.000km, em casos normais. Mesmo se o veículo aparentemente não necessitar de tal manutenção, ela é necessária

Preços de alinhamento e balanceamento

Os preços variam de acordo com o estabelecimento comercial e com os equipamentos que essa oficina possui. Assim, o serviço de alinhamento e balanceamento de pneus pode custar entre R$ 80 e R$ 250, dependendo do tipo de veículo.

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